Prato Saudável o que seria?

Prato Saudável o que seria?

É comum ouvir que um prato para ser saudável ele tem que ser colorido mais isso é sinônimo de uma refeição nutritiva. No entanto, para montar um prato saudável é preciso escolher corretamente os alimentos que vão compor a refeição, priorizando o consumo de legumes, verduras

prato saudávelNa hora da refeição, você sabe como estar montando um prato saudável? Quais os nutrientes ele deve conter, e em qual quantidade? Hoje irei ajudar você nessa função.

Comece preenchendo a metade do prato saudável com vegetais crus e cozidos.Para a outra metade, faça da seguinte forma: preencha 1/4 com uma porção de proteína animal (carne de boi, frango, peixe – tirando a gordura visível – ou ovos) e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha).

Para uma alimentação balanceada, o Prato Saudável precisa conter:

Verduras e legumes: 50% (metade do prato) da composição dos ingredientes presentes na sua refeição devem ser legumes e verduras, os quais incluem: Alface, tomate, cenoura, repolho, brócolis, couve, entre outros… Esses alimentos podem estar cru ou cozidos.

Proteínas: Divida a outra metade do prato em duas partes. Na primeira (25%) coloque alimento ricos em proteínas como carnes (branca ou vermelha), peixes ou ovos, mas sempre com pouca gordura.

Carboidratos: Os outros 25%, que seria a parte restante do prato deve ser preenchido pelo carboidrato, como arroz, macarrão, batata, entre outros. Além disso, nessa parte do prato pode-se complementar com leguminosas como feijão, soja ou grão de bico.

Vale lembrar que esses alimentos são apenas sugestões, eles podem ser trocados e não são para serem ingeridos todos juntos. Principalmente quando nos referimos aos carboidratos e proteínas. Opte sempre por uma ou duas opções na hora de fazer a sua refeição.

resumo geral para um prato saudável de verdade vamos lá

  • Folhas verdes: como espinafre, agrião, alface, almeirão, rúcula.
  • Legumes ou verduras refogadas: couve-flor, brócolis, repolho, abobrinha, cenoura, beterraba, entre outros.
  • Carboidrato: arroz integral, quinoa cozida, mandioquinha inhame, cará.
  • Leguminosa: feijão, lentilha, grão-de-bico.

uma delicia né.Ate a próxima dica

Gostou Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *